terça-feira, 25 de outubro de 2011

Português no blog

Meu óculos ou meus óculos?
"Meu pés está machucado."
Dificilmente falantes escolarizados dirão uma frase como essa.
Mas o interessante é que muitos desses falantes proferem com naturalidade períodos como "O óculos está sujo", "Meu óculos está quebrado", "Seu óculos é bonito".
Desconsideram, assim, a informação gramatical de que "óculos” é um pluralício e, por isso, leva tudo que a ele se refere para o plural: "Os óculos estão sujos", "Meus óculos estão quebrados", "Seus óculos são bonitos".
E o fato de "óculos" ser sempre plural não é por acaso: carregamos sobre nosso rosto um par de lentes. Cada lente é um óculo. É por isso que devemos dizer "os óculos".
Agora, por que quem diz "meu óculos" não diz "meu pés"? Simplesmente porque as pessoas perderam a noção de que a palavra "óculos" é um plural.
Como ninguém mais usa o singular "o óculo", apagou-se a noção de dualidade dela.
E então os falantes incluíram "óculos" no rol das palavras terminadas em "s" que não são plural, como "lápis" e  "ônibus", estabelecendo a seguinte lógica: "Se digo 'Meu lápis está quebrado', posso dizer 'Meu óculos está sujo'".
A nosso ver, é isso o que explica a forte tendência em tornar "óculos" uma palavra de dois números, com o singular "o óculos" e o plural "os óculos".
Mas é bom deixar claro que tal tendência ainda não chegou a dicionários e a gramáticas.
Logo, se você faz questão de falar conforme a regra, diga "Os óculos dela são lindos", "Meus óculos estão sujos", com a palavra "óculos” sendo tratada como um pluralício.
Fonte: Blog Português na Rede (Prof. Laércio Lutibergue)

Nenhum comentário: